Back to Top

Passeio ao Parque Nacional de Sete Cidades

Passeio ao Parque Nacional de Sete Cidades

Para quem gosta de aventura um ótimo passeio pelo nosso interior: Visitar o Parque Nacional de Sete Cidades!!!

Lá você poderá ver lindas formações rochosas de cerca de 190 milhões de anos e ricas inscrições rupestres!!!

O nome do parque se deve ao tipo de formação de rochas esculpidas pelo vento, chuva e calor e que formam a sete cidades. Fica situado ao norte do estado do Piauí, a cerca de 200 km da capital Teresina.

Ótimo passeio para quem curte o contato direto com a Natureza, o passeio começa no centro de visitantes, onde encontrará informações e um guia. 

É possível fazer o passeio à pé ou carro. Durante o passeio você verá mirantes e monumentos curiosos formados pelas rochas e grutas, além de espécies da fauna e flora do cerrado e caatinga.


Principais roteiros

Primeira Cidade – Piscina dos Milagres – tem uma das nascentes do parque, que nunca deixou de jorrar, mesmo durante os anos mais difíceis de seca; Pedra dos Canhões – parecem troncos de árvores petrificados; Pedra da Gia – atrativo que lembra uma rã, com a boca aberta; Outras atrações – Banco de Praça, Pedra da Ema, da Cobra e da Máquina de costura.

Segunda Cidade – Arco do Triunfo – apresenta forma que lembra o arco francês. É um dos pontos mais fotografados do parque; Mirante – é o ponto mais alto do Sete Cidades, com 82 m de altura, de onde se tem uma bela visão do parque; Biblioteca – lembra um local com livros e papéis empilhados; Outras atrações – Pé do Gigante, Pedra do Falo, Soldado velho, Teatro de Arena e Morro das Oliveiras.

Terceira Cidade – Cabeça de Dom Pedro I – bastante fotografada, lembra o perfil do rosto do imperador; Mapa do Brasil – monumento que tem até a divisão dos estados; Gruta do Estrangeiro – a maior do parque; Outras atrações – Três Reis Magos, Pedra do Beijo, do Segredo, do Pombo, Dedo de Deus, Cara do Diabo, Pedra de Nossa Senhora e Cavalo Marinho.

Quarta Cidade – Também tem um Mapa do Brasil porém sem a divisão dos Estados (como na Terceira cidade); Gruta do Catirina – onde morou José Catirina, o curandeiro das sete cidades; Outras atrações – Pinturas pré-históricas no Archete, Pedra Leão deitado, Cabeça de Águia, Dois Irmãos e Dois Lagartos.

Quinta Cidade – Lá está a Pedra das Inscrições com belas pinturas pré-históricas; Furna do Índio – Com inscrições que lembram rituais de caça. Outras atrações – Pedra do Camelo, do Rei (de costas com seu manto e coroa) e da Casa do Guarda estão na quinta cidade imaginária.

Sexta Cidade – As pedras da Tartaruga (lembrando seu casco), do Elefante e do Cachorro são os destaques desta cidade.

Sétima Cidade – Acesso permitido somente com autorização. Lá está uma reserva ecológica para preservação da fauna, flora e dos monumentos ricos em inscrições rupestres.A gruta do Pajé tem muitas inscrições rupestres. Em cima dela há o Dragão Chinês.

Dica aos viajantes: muita água, protetor solar, roupa leve, calçado confortável e chapéu ou boné são indispensáveis, pois o calor é intenso!!!

Como chegar: O acesso vindo por Teresina deverá ser via BR-343, chegando no Posto Petecas, em Piripiri-PI, segue-se pela BR-222 sentido Fortaleza, e 10 Km depois, no Km 64, pega-se a entrada para o Parque.

Deixo aqui algumas fotos tiradas: 


Passeio ao Parque Nacional de Sete Cidades


Passeio ao Parque Nacional de Sete Cidades



Passeio ao Parque Nacional de Sete Cidades

Passeio ao Parque Nacional de Sete Cidades

Passeio ao Parque Nacional de Sete Cidades

Beijos e até a próxima.

6 comentários:

  1. ai amo tanto esse blog haha desde que comecei seguir virou um dos meus favoritos hehe beijos <3

    http://mamaeinwonderland.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Lugar lindo.
    Um beijo grande.
    https://alzineterodrigues.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo!

- Dê sua opinião sobre o assunto, me conte o que achou do post, Me diga o que acha do blog!
- Você pode também fazer criticas construtivas.
- Caso queira, deixe o link do seu blog no final do comentário, e com certeza farei uma visitinha lá.
Volte Sempre!