Back to Top

Quero criar um Blog - E agora por onde Começar?


Você quer ser um(a) blogueria(o), mas não sabe por onde começar. Então esse post é para você! Nele irei dar algumas dicas de como começar seu Blog e ter bastante sucesso na blogosfera!!!



Quero criar um Blog - E agora por onde Começar?


POR ONDE COMEÇO?


Que é muito legal ter um blog, fazer amigos virtuais, ser reconhecida, ter leitores fiéis, que adoram seu conteúdo, interagem, e quem sabe ate ter lucros com o blog, todo mundo sabe que é maravilhoso, não é mesmo? Mas, e você, percebe que isso é um Tipo de Trabalho? E coloque TRABALHO, nisso, eu que o diga!!


Não pense que é apenas criar um texto, uma resenha, uma vez por ano e pronto, o sucesso está lançado, é muito mais que isso, temos que gostar, fazer por amor e um pouco de suor. Criar o blog é relativamente fácil, temos várias plataformas bem simples para isso, mas mantê-lo, criar posts que realmente agrade os leitores, isso é a parte trabalhosa, que requer tempo e dedicação!!

Então, antes de sair criando um blog, você deve ter em mente alguns pontos básicos para se aventurar nesse novo mundo:
- Tem disponibilidade de se dedicar a esse projeto?
- Tem algum assunto que eu domine e que vá acrescentar algo novo?
- Tenho condições de investir em torno de R$30, 00 a R$ 40,00 reais por ano em um domínio?
- Sei que de início não ganharei nada em troca?
Por isso, é bom ter certeza se realmente é isso que você quer, pois a cada dia surgem milhares de sites/blog, que com o passar do tempo ficam esquecidos e perdidos na internet. E se você não quer isso para seu blog, terá que ter bastante determinação e dedicação, que futuramente verá seu trabalho e esforço ser recompensado e reconhecido!


Dito isso, vamos agora à escolha do TEMA DO BLOG:


Creio que seja uma das coisas mais importantes ao se criar um blog: sobre o que ele irá falar? Cabelo? Moda? Maquiagem? Livros? Games?... São tantos assuntos, não é mesmo, mas você deve escolher algo que goste, que entenda, que sinta vontade de falar. Não adiante querer falar de moda se você não entende nada sobre, apenas porque é o assunto mais focado, aqui e ali!


Nos primórdios do meu blog, comecei falando apenas de leituras e textos, coisas que eu estava bastante focada na época, porém com o passar do tempo fui descobrindo novos gostos e vendo em que eu conseguia ser melhor. Hoje eu falo de tudo um pouco, mas o assunto principal mesmo é beleza(cabelos, maquiagens).
Então, vamos pensar com carinho no assunto que queremos para nosso blog, algo que te dê prazer e que te faça ter vontade de sempre buscar conteúdos e novidades.

E agora que já sabe sobre o que seu blog irá falar, que tal escolher O NOME DO BLOG!

Primeiramente temos que levar em consideração algumas coisinhas importantes:
- Escolha um nome autêntico, que tenha relação com você ou com o tema do seu blog!
- Pense em um nome fácil de lembrar, que seus leitores não tenham dificuldade!


Pronto, nome escolhido! Agora vamos ao DOMÍNIO DO BLOG:


Mas, o que seria o domínio do blog? Bom, o domínio nada mais é que o endereço do seu blog, aquele que você digita na barra do seu navegador de internet. O meu é, como vocês sabem www.biashaina.com.br!


Antes de registrar seu domínio é bom verificar se o nome que escolheu está disponível, pois muitas vezes, ele já estará sendo usado. Existem vários sites para pesquisa/compra de domínios, o meu, eu uso o do registro br, o preço pode variar de acordo com o tempo que você queira que seu domínio fique ativo. Normalmente os valores são pagos por ano.


Eu faço por Hobby ou Profissão?

Hobby ou Profissão


Tá aí um detalhe importante para você saber o tempo e o investimento que você vai quer fazer no seu blog. Você não irá gostar muito se ficar escrevendo, escrevendo e ninguém para ler, visitar seu blog, não é mesmo? Então, mesmo que seja pouco, tire um tempo e invista nele que você será recompensada, mesmo que faça tudo por hobby!


Caso você decida que irá se aprofundar na profissão blogueira, além de determinar o tempo que você irá se dedicar ao blog, tenha em mente algumas coisinhas:

- Escolha sua plataforma: Wordpress, Blogger, Wix... Existem várias no mercado, então pesquise e escolha a que melhor lhe servir.
- Tenha um layout personalizado: Ele será a apresentação do seu blog.
- Aprenda o básico de SEO
- Tenha fotos legais e bem tiradas, aprenda o básico sobre edição de fotos!
- Fique por dentro das redes sociais, isso fará as pessoas lembrarem do seu blog e ajudar na divulgação!

Bom, essas são as dicas iniciais para quem está querendo iniciar um blog, ou até mesmo para quem já tem um blog e anda meio perdida.

Se você gostou desse post, fique de olho no nosso blog, pois em breve teremos mais dicas para você: blogueira iniciante. Então, não perca os próximos posts!!


Beijos e até a próxima!

5 comentários:

  1. Adorei as úteis sugestões Bia! Sou fã desses posts que procuram dar um norte para blogueiros iniciantes como eu haha. Conselhos e dicas são sempre bem vindos...

    https://proposicoesliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Beatriz, ótimo post e ótimas dicas, vou indicar ele para uma amiga que está precisando, afim de criar um blog. Quando a gente começa nesse mundo de blogueira a gente fica toda perdida, eu particularmente fiquei, não sabia nada, foi aos poucos e com muita pesquisa que consegui até mudar coisas do meu layout. Hoje quando as pessoas veem me perguntar como faz um blog eu já digo: Senta que é uma longaa história! Hahahaha. Beijos e sucesso!

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Eu adorei as suas dicas e cheguei a conclusão que preciso seguir algumas hahaha. Seu post está excelente e super necessário pra quem está no começo.
    Vou divulgar, posso?

    Beijos,
    Ler Antes De Dormir.

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Há uns tempos era muito fácil, parece que foi noutra Era que eu tinha o meu blog, as pessoas simplesmente me iam encontrando e gostando do que eu escrevia. Na altura eram romances, poemas e afins.
    Agora tudo parece complicação, hahaha! Voltei porque tinha saudades de escrever e comecei por falar das viagens que tenho feito. :)
    Gostava sinceramente de conhecer novos blogs, quem quiser aqui fica o meu:
    malplena.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  5. Achei muito interessante. Porém é necessário não só ter um tema, mas tbm ser bem claro. Conheci um q era ótimo e era assim. O seu tbm é.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo!

- Dê sua opinião sobre o assunto, me conte o que achou do post, Me diga o que acha do blog!
- Você pode também fazer criticas construtivas.
- Caso queira, deixe o link do seu blog no final do comentário, e com certeza farei uma visitinha lá.
Volte Sempre!