Back to Top

Passeio ao Monumento da Batalha do Jenipapo

Oi, meus amores!!! Tudo bem com vocês??


Você conhece o Monumento da Batalha do Jenipapo? Se ainda não, "bora" conhecer!!!


Estava eu aqui procurando uma foto legal para colocar no meu Insta(@biashaina) - "Ó quem quiser e gostar, é só seguir!!!!"- Bom, deixemos a propaganda de lado, e, como estava dizendo, encontrei essa foto do Monumento da Batalha do Jenipapo que fica ali na cidade vizinha de Campo Maior,Piauí.

batalha do jenipapo


Para quem não sabe, segundo nossa amada Wikipedia: "A Batalha do Jenipapo ocorreu às margens do riacho de mesmo nome, foi uma das batalhas mais sangrentas feitas pela Independência do Brasil, ocorreu no dia 13 de março de 1823 e consolidou o território nacional.[1] Consistiu na luta de piauienses, maranhenses e cearenses contra as tropas do Major João José da Cunha Fidié, que era o comandante das tropas portuguesas, encarregadas de manter o norte da ex-colônia fiel à Coroa Portuguesa. Os brasileiros lutaram com instrumentos simples, não com armas de guerra, não tinham experiência. Perderam a batalha, mas fizeram com que a tropa desviasse seu destino. Foi uma das mais marcantes e sangrentas batalhas travadas na guerra da independência do Brasil.

A data não consta nos livros de História e poucos sabem do ocorrido, mesmo no Piauí, onde ocorreu a batalha. Contudo, após alguns movimentos por parte de políticos, historiadores e da população, a data foi acrescida à bandeira do Piauí, e está em curso a implantação do estudo da Batalha do Jenipapo na disciplina de História. Durante as comemorações e reflexões do dia 13 de março o município de Campo Maior faz a entrega da Medalha do Mérito Heróis do Jenipapo e o(a) Governador(a) do Piauí, a Ordem do Mérito Renascença do Piauí, oportunidade em que o mesmo usa a faixa governamental."
Quer saber mais clique aqui!!!

O lugar é bem legal para conhecer, para chegar lá é bem fácil, o Monumento do Jenipapo fica localizado às margens da BR 343 e do rio Jenipapo distante cerca de 5km da zona urbana do município de Campo Maior no sentido Campo Maior – Fortaleza, da própria BR já dá para ver.

Para finalizar, mais algumas fotos da minha visita lá:

batalha do jenipapo


batalha do jenipapo

8 comentários:

  1. Poxa que interessante. Eu gosto muito de visitar locais que tenham um fundo histórico. Acho que agrega muito valor e conhecimento. Gostei do post.

    ResponderExcluir
  2. Gostei do seu post,Adoro esse tipo de lugar sempre tive vontade de fazer uma viagem assim problema é o R$

    ResponderExcluir
  3. oi!
    Que legal :D
    Deve ser muito interessante este lugar.
    bjo

    ResponderExcluir
  4. que lugar legal!!
    Conheço alguns lugares do nordeste. Já fui a Alagoas, Paraíba e Pernambuco. Quem sabe não planejo uma ida ao Piaui??


    bjs

    ResponderExcluir
  5. Eu acho linda a arquitetura desse monumento, e fora é claro o tanto de história que guarda dentro e fora. Acho que é um lugar que super vale o passeio.

    ResponderExcluir
  6. COMO É BOM CONHECER LUGARES DIFERENTES NÉ?
    Amei linda ❣️❣️❣️
    Me senti nesse lugar lindo.Parabéns pelo blog.Ganhou mais uma seguidora
    SUCESSO❣️❣️❣️

    ResponderExcluir
  7. Que lugar lindo! Adorei kk já quero visitar! Beijos

    ResponderExcluir
  8. Adoro visitar lugares assim, ficaram belas as fotos!
    Beijos

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo!

- Dê sua opinião sobre o assunto, me conte o que achou do post, Me diga o que acha do blog!
- Você pode também fazer criticas construtivas.
- Caso queira, deixe o link do seu blog no final do comentário, e com certeza farei uma visitinha lá.
Volte Sempre!