Bullet Journal: Como organizar sua vida!

14:25

Bullet Journal: Como organizar sua vida!


Como estou organizando minha vida com o Bullet Journal!

Quem me conhece sabe que nunca fui a rainha da organização, não que não queira tudo organizado, o problema é que não consigo manter tudo certinho por muito tempo.

Sempre tento arrumar minhas coisas, encontrar tempo para fazer o que gosto, só que no final do dia às vezes não fiz metade do que planejei na minha cabeça. Entra ano, sai ano e sempre começo as "coisas" e no final nunca termino.

Pensando nisso, defini uma META para esse ano que creio eu, irá definir como será todo o meu ano: Me Organizar, colocar no papel as tarefas que tenho para fazer, compromissos e metas!

Só que aqui temos um porém, nunca me dei bem com agendas, começo usando direitinho, mas abuso aquele layout certinho, com os dias e formatos já predefinidos, e acabo desistindo. Tenho várias agendas sem preencher uma página, nunca gostei muito de coisas assim!
Foi então que outro dia caí de para-quedas em um blog, O Serotonina, que falava sobre uma forma de se organizar um pouco diferente das que eu conhecia: O BULLET JOURNAL!

Mas, você sabe o que é o Bullet Journal?

Bom, nada mais é do que um sistema customizável de organização e de logs diários, onde você coloca não só compromissos e tarefas, mas as mais variadas coisas de seu interesse.
O Bullet Journal® (or BuJo®) foi criado porRyder Carroll, um designer digital, que após várias tentativas chegou às ideias finais desse sistema. Você pode conferir um pouco mais sobre clicando aqui **Está em inglês o site.

Temos também o vídeo oficial de como fazer:



Como podemos ver no vídeo, o bullet journal é uma forma simples, rápida e  prática para entradas tarefas do dia-a-dia, compromissos, coleções ou o que você imaginar!

Para iniciar seu BuJO é necessário apenas: um caderno, caneta e boa vontade de iniciar, nada mais que isso. É claro que existem pessoas que incrementam seu BuJO, mas não é regra.

O que tem no Bullet Journal?

- Começamos nosso BuJo pelo índice: é onde você irá anotar as páginas e tópicos para ficar mais fácil a localização posterior. Segue algumas ideias de Index para você, desde a mais simples até as mais elaboradas!

Index bullet Journal

Index Bullet Journal

Index Bullet Journal


- Outra seção que temos no BuJO é a Key(Chave/Legenda): Onde você define sua legenda(meio redundante, mas vai ficar assim). Aqui você define seus simbolos para tarefas, compromissos, e o que mais quiser.

bullet key

bullet key


- Depois temos a seção de Future Log ou um calendário anual: você vai colocar aqui todos os eventos/compromissos futuros .
- Monthly Log ou Calendário Mensal: Você irá fazer aqui seu planejamento geral para o mês corrente.
- Daily Log ou Planejamento Dário: Planejamento dia a dia do seu BuJO.

Seguem imagens para ficar mais claro:

bullet journal

bullet journal

bullet journal

bullet journal


Bom isso é o básico que deve ter em um Bullet Journal, mas se você quiser poderá incrementar com outras seções e páginas de seu interesse.

Por que escolhi o Bullet Journal?

Em primeiro lugar pela praticidade, depois por ser totalmente configurável, posso fazer da forma que eu bem quiser, sem me prender a agendas predefinidas.

Que tipo de caderno eu uso?

Estou usando um caderninho que ganhei de brinde em um evento, ele é todo quadriculado. Muitas meninas usam aqueles cadernos sem pauta, quadriculados ou com pontinhos, mas o legal do Bujo é que ele pode ser feito em qualquer tipo de caderno!

[Imagem]

O que espero usando um Bullet Journal?

A coisa que mais espero do Bullet Journal é conseguir me organizar, monitorar e dividir meu tempo para realizar todas as coisas que pretendo esse ano, principalmente voltar a estudar e fazer cursos.

E agora a melhor parte: Como ficou meu Bullet Journal?

De início ele tem a configuração básica: Index, legenda, future log, monthly log e Daily log. Fui atrás de vários modelos/inspirações no Pinterest e no Tumblr, bem como Google.

Depois adicionei páginas sobre os livros que quero ler, filmes, gratitude log, enfim coisas importantes na minha vida. Vamos a algumas fotos do meu, como eu disse antes a vantagem é a customização, como meu caderno é pequeno fui dividindo as páginas para se adequar às coisas que queria nele.

Bullet Journal: Como organizar sua vida!

Bullet Journal: Como organizar sua vida!

Bullet Journal: Como organizar sua vida!

Bullet Journal: Como organizar sua vida!

Bullet Journal: Como organizar sua vida!

Bullet Journal: Como organizar sua vida!

Bullet Journal: Como organizar sua vida!

Bullet Journal: Como organizar sua vida!

Bullet Journal: Como organizar sua vida!

Bullet Journal: Como organizar sua vida!

Bullet Journal: Como organizar sua vida!

Bullet Journal: Como organizar sua vida!


Sites legais com inspirações sobre o Bullet Journal:

Aqui vocês podem conferir alguns sites legais com informações e inspirações para vocês montarem os seus:

- Não pode faltar o do criador do metódo: www.bulletjournal.com
- O Serotonina,que por sinal é um ótimo blog, está de parabéns a Maria Lowen;
- O Boho Berry, tem várias ideias, uma mais linda que a outra
- O Vida Organizada, que explica direitinho como fazer um bullet journal 

Espero que tenham gostado. E Vocês, como se organizam? Já conheciam o BuJO? Deixe nos comentários sua opinião!!!!

Atualizado em 10/02/17

Bom gente, esse meu Bujo tinha ficado tão bonito, porém por ironia do destino, andei errando em algumas coisa, então criei um novo, que você pode conferir nesse post aqui: Meu Bullet Journal Atualizado.

Beijos e até a próxima

Você também poderá gostar:

8 comentários

  1. Que massa! Eu tinha visto algumas meninas conversando cobre o bullet journal num grupo do Facebook, mas nem parei pra ler. Adorei conhecer e já vou virar adepta hahaha. Na verdade eu faço isso num caderno bem menor, mas não é tão organizado.

    Amei a ideia!! Bjos :*
    Blog Renata Bastos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fazia isso sem saber!! Até o momento é a melhor forma que encontrei para me organizar!!

      Excluir
  2. Eu gostei bastante!!! Muuuuito organizado! Eu adoro agendas, mas sempre me atrapalho em algum momento! Adorei conhecer essa nova forma de organização! Vou tentar!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até conhecer esse metodo, eu sempre usei agenda, só que nunca consegui me adaptar, acho muito fechado as páginas

      Excluir
  3. Oi Bea
    Faz quase um ano que uso o bujo e amo de mais. Eu sou meio neurótica com organização e o bujo veio pra salvar minha vida e pra dar um destino pra minha coleção infinita de cadernos. Seu bujo está bem lindinho. Se quiser ver fotos do meu, use a hastag #BujoDaLary no Instagram.
    Beijos

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  4. Estava super curioso para saber como funcionava, porque vi muitas fotos no Pinterest e WeHeartIt dele e seu post apareceu na hora certa. Meus parabéns, viu? Super explicativo. Como quero me organizar esse ano, provavelmente farei o meu. Só preciso comprar um caderno e começar e espero que fique lindo igual o seu.

    Rascunhos de Tom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou!! O sistema dele é bem prático e podemos customizar da nossa maneira

      Excluir

Seu comentário é sempre bem-vindo!

- Dê sua opinião sobre o assunto, me conte o que achou do post, Me diga o que acha do blog!
- Você pode também fazer criticas construtivas.
- Caso queira, deixe o link do seu blog no final do comentário, e com certeza farei uma visitinha lá.
Volte Sempre!

Últimos Posts

Traduzir

Eu Participo

Eu Sou do CBBlogers
Agenda dos Blogs - Blog de divulgação de blogs
Trends Tops Agregador de Links EuTeSalvo - Salvando os melhores blogs! Camaleão - Links Interessantes