Tipos de Cabelo: Descubra qual o seu!!

08:00

Você sabe como é seu cabelo? Ele é liso, ondulado ou crespo? Muito ou só um pouquinho ondulado? Ou seria muito crespo ou um crespo ondulado? Difícil de responder, não é mesmo!! 

Mas por que  isso ocorre? Bom, essa dificuldade de responder com certeza absoluta qual o seu tipo de cabelo, acontece, porque existem muitos tipos de cabelos, variadas texturas e formas. E, se você conhecer qual o seu tipo de cabelo pode ajudar na hora de escolher o produto e tratamento certo, que o deixará ainda mais saudável.

Para quem não conhece, um sistema bastante usado e útil que informa essa classificação dos cabelos é o definido por Andre Walker, conhecido como Andre Walker SystemÉ um sistema bem simples e leva em consideração a espessura e a ondulação do fio, tornado fácil e rápido identificar os tipos de cabelo.

Para ficar mais fácil ainda eu trago a tabela abaixo para você conhecer o seu fio de cabelo:

Tabela tipos de cabelo


Vamos entender a tabela dos tipos de cabelos:

Tabela tipos de cabelo


É bem  simples, ela é dividida por Letras e Números, vamos começar com  os números:

O número 1 é o cabelo liso, sem ondas. Logo, os cachos começam a ser contados a partir do número 2.
O número 2 é o cabelo com uma leve ondulação.
O número 3 é para cabelos cacheados.
O número 4 é para cabelos crespos, muito crespos, e afros.

Agora as letras:

Na letra A estão os cabelos com uma ondulação mais solta.
Na letra B, o cabelo tem alguma ondulação mais definida.
Na letra C é onde os cachos são os menores e mais definidos.

Bom, entendida a tabela vamos agora ver as combinações de cada tipo de cabelo:

Tipo 1: O cabelo liso. Esse tipo não tem ondulações, é o famoso escorrido.

Tabela tipos de cabelo 1


1A – Não possui nenhum tipo de ondulação, seu fio é bastante fino, oleoso, e brilhante. Parece cabelo de bebê, se é que me entende!!

1B – Não possui nenhum tipo de ondulação, mas o fio é um pouco mais grosso que o tipo 1A. Ele também é oleoso e brilhante.

1C – Não possui nenhum tipo de ondulação, mas os fios são os mais grossos e pesados do que os anteriores, são bastante densos e também tendem a ser oleosos.

Tipo 2 : O cabelo ondulado.

Tabela tipos de cabelo 2


2A – Tem uma leve, mas muito leve ondulação, com ondas muito pouco definidas, o fio de cabelo é quase liso. São bastante leves, e não tem muito volume.

2B – Ondas soltas. Esse já tem alguma ondulação visível e mais definida, costumam ter algum volume.

2C  – As ondas são mais intensas e tem um formato de S bastante definido, já é possível ter alguns cachos, neste tipo já temos mais volume que os demais do grupo.

Tipo 3: O cabelo cacheado. Esse tipo é característico de ter cachos bem definidos.

Tabela tipos de cabelo 3


3A – Cachos definidos e levemente soltos. Os cabelos desse tipo tem bastante brilho, e os fios tem cachos tão regulares que parecem ter sido feitos com babylizz.

3B – O cacho é mais enrolado, com o formato de S menor que o tipo 3A, é definido e regular. Nesse tipo as pontas tender a ser um pouco ressecadas, por que a oleosidade natural 
da raiz do cabelo tem mais dificuldade de percorrer todo o fio.

3C – Os cachos desse tipo são bem mais apertados que os demais. Eles são bem definidos, mas muito mais fechadinhos e estreitos. As pontas também tendem a ficar ressecadas. Os fios são finos, deve-se ter cuidado ao pentear para não quebrar.

Tipo 4: O cabelo Crespo

Tabela tipos de cabelo 4


4A – É um meio termo entre o cacheado e o crespo. A diferença desse tipo de cabelo para o tipo 3C é que o ele apresenta cachos até quando molhado, o 3C pode parecer ondulado quando está molhado. Os fios são finos, deve-se ter cuidado ao pentear para não quebrar. 

4B – O cabelo é muito enrolado, ou em formato de ziguezague, os cachos são menos definidos e podem não ser visíveis quando seco. Os fios são bastante finos e tendem a serem mais secos e quebrarem facilmente, deve-se ter cuidado ao pentear.

4C – É o cabelo com os cachos masis apertados de todos, eles formam “molas” extremamente apertadas que encolhem muito quando o fio está seco. Pode apresentar porosidade, e por ser um fio bastante fino, ele também tem facilidade de se quebrar, deve-se ter cuidado ao pentear.


A vantagem de conhecer bem o seu cabelo, é que você consegue saber a forma correta de lidar com ele. Que vai desde o número de lavagens, quantidade de hidratação, sabendo qual o seu tipo de cabelo poderá fazer as escolhas certas para manter seu cabelo sempre saudável.

Algumas pessoas podem ter mais de uma combinação de cabelo, eu mesma tenho cabelo 3b na nuca, no meio 4a e na frente 3c. Lembrando também que se você tem o cabelo quimicamente tratado, você só saberá o seu tipo se deixar seu cabelo ficar natural.

Tabela tipos de cabelo 3c


E você, após essa explicação, sabe qual o seu tipo de cabelo???

Beijos e até a próxima

Você também poderá gostar:

1 comentários

Seu comentário é sempre bem-vindo!

- Dê sua opinião sobre o assunto, me conte o que achou do post, Me diga o que acha do blog!
- Você pode também fazer criticas construtivas.
- Caso queira, deixe o link do seu blog no final do comentário, e com certeza farei uma visitinha lá.
Volte Sempre!

Últimos Posts

Traduzir

Eu Participo

Eu Sou do CBBlogers
Agenda dos Blogs - Blog de divulgação de blogs
 TREND BLOGGERS
Divulgar Links Divulgar Blogs Trends Tops Agregador de Links EuTeSalvo - Salvando os melhores blogs! Camaleão - Links Interessantes