Back to Top

Série Cuidados com o cabelo: Do que o seu cabelo precisa de hidratação, umectação ou reconstrução?

 Série Cuidados com o cabelo: Do que o seu cabelo precisa de hidratação, umectação ou reconstrução?

Olá pessoal, como estão? Esta blogueira que vos fala, está trazendo o segundo post da Série Cuidados com o Cabelo, então pegue uma cadeira confortável e senta que lá vem a história!!!!

Começamos falando sobre o cronograma capilar, pode conferir aqui. Aí você pergunta: Tá, Bia e agora, sei que existe o tal cronograma, mas como eu sei o que meu cabelo precisa??
Então, minha amiga vamos falar um pouquinho sobre nossos cabelos. 

Você sabia que?


- o nosso cabelo é composto por por 90% de queratina (em média), uma proteína que possui 21 aminoácidos na estrutura, por isso o ele precisa da etapa reconstrução.
- 8% de lipídeos, glicogênio, água, pentoses e ácido glutâmico, aqui seu cabelo precisa das etapas de hidratação e nutrição!!
- 2% do cabelo são de minerais, como o enxofre, sem ele por exemplo, a queratina não segura no fio!!!


Nosso cabelo perde nutrientes, água e massa naturalmente o tempo todo e não apenas em processos químicos, ao contrário do que muitas pessoas pensam, então não só quem faz química, mas todos devem cuidar dos cabelos. Os cuidados diários e constantes, a longo prazo, garantem um cabelo bonito e saudável.


O cabelo para repor o que foi perdido precisa das 3 etapas do cronograma: hidratação, nutrição e reconstrução, e disso não tem como fugir! Eu mesma sei disso, ando um pouco relaxada com as etapas, confesso!!!

Antes você deve conhecer seu cabelo e analisa o que ele precisa, como está o estado dele: Sem brilho, partindo, quebradiço, com frizz, com pontas duplas, ressecado,etc. Outro ponto importante vocês fez alguma química ultimamente?

Qual seu tipo de cabelo:liso, fino, grosso, ondulado, cacheado, afro, oleoso, seco ou misto? Essas informações ajudam na hora de identificar o que seu cabelo mais precisa. Por exemplo: se você fez química, deve fazer a reconstrução a cada 15 dias, depois que seu cabelo melhorar pode fazer uma vez por mês, pois nos processo químicos perdemos queratina e massa capilar.

--- Leia Também: Como usar corretamente a máscara capilar

Mas Bia, como identifico o que meu cabelo precisa? 

Calma, vou explicar! Me responda umas perguntinhas:

* Seu cabelo está sem brilho, armado, embaraça quando molha ou esta ressecado? Então, minha amiga, ele precisa de hidratação!


cuidados com o cabelo, dicas de beleza, cronograma capilar, hidratação, nutrição, restauração
fonte: google imagens



Esta é a etapa que todos, TODOS os cabelos precisam até os mais oleosos e não há problema de fazer em excesso, pois ela não danifica o fio. ela apenas repõe a água do fio.

O cabelo perde muita umidade diariamente por vários motivos e ações externas e acaba ficando ressecado. Essa etapa do cronograma você pode fazer quantas vezes quiser na semana, com intervalos de 48 horas entre uma e outra. 

Eu sempre faço uma vez por semana, no máximo duas, aqui entra a falta de tempo mesmo, gostaria de poder fazer mais!!!

* Seu cabelo está com frizz, desalinhado e poroso? Então dá-lhe nutrição ou umectação que são a mesma coisa!


cuidados com o cabelo, dicas de beleza, cronograma capilar, hidratação, nutrição, restauração
fonte: google imagens



Esta etapa pode ser feita toda semana ou a cada 15 dias, Este processo serve para repor os lipídios que o fio precisa, além de ajudar a selar a hidratação dentro da fibra capilar, dar brilho e alinhar os fios, e nos cabelos crespos, definir os cachos.

Deve ser feito até em cabelos oleosos, mesmo eles já possuindo lipídios, pois quando aplicamos óleo, ajudamos a controlar a a oleosidade excessiva produzida pelo couro cabeludo.

* Seu cabelo está fino, ralo, quebradiço, com pontas duplas, partindo e elástico? Então, ele precisa de Reconstrução!


Mas muito cuidado com o excesso de queratina! O ideal é fazer a cada 15 dias em cabelos danificados ou quimicamente tratados e uma vez por mês nos cabelos virgens, pois a queratina em excesso deixa os fios rígidos e eles podem quebrar(Experiência própria). 

A queratina forma uma película de proteção no fio ajudando a selar a hidratação e a nutrição dentro da fibra capilar e fortalecendo o cabelo contra quebra.


cuidados com o cabelo, dicas de beleza, cronograma capilar, hidratação, nutrição, restauração



Agora que você já sabe qual tipo de cabelo você tem e do que ele precisa, dê uma olhada nos seus produtos, veja o que tem em casa e o que falta para começar a tratar seus cabelos, e mãos à obra!

E Não perca o próximo post da Série: Hidratação. O que é, como é, é um OVNI??



cuidados com o cabelo, dicas de beleza, cronograma capilar, hidratação, nutrição, restauração


Espero que tenham gostado.Beijos e até a próxima semana!


Me Acompanhe também: 

0Comments

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem-vindo!

- Dê sua opinião sobre o assunto, me conte o que achou do post, Me diga o que acha do blog!
- Você pode também fazer criticas construtivas.
- Caso queira, deixe o link do seu blog no final do comentário, e com certeza farei uma visitinha lá.
Volte Sempre!