Back to Top

Nós de Fada: Tudo que Você Precisa Saber Sobre Eles!

Nós de Fada: Tudo que Você Precisa Saber Sobre Eles!

Olá pessoal, como estão? Você conhece os nós de fada?

Você já passou a mão pelo cabelo e sentiu uma bolinhas estranhas nele? Já né!!! Principalmente se tiver o cabelo cacheado ou crespo!!! Bom, essas bolinhas são conhecidas como nós de fada (fairy knots)!!! Esses nozinhos estão presentes com uma certa frequência, a maior parte nas pontas, mas eles podem também aparecer pelo comprimento.

nós de fada, cronograma capilar, dicas de beleza, tratamento capilar, cuidados com o cabelo


Eles são chamados assim porque se formam sem que a gente se dê conta e são quase invisíveis, só sendo percebidos ao passarmos a mão no cabelo e sentirmos aquela textura mais áspera, como se houvesse bolinhas ao longo do nosso fio. Huum, mas quem garante que não são as fadas mesmo que fazem esses nozinhos de brincadeira???

Porém,os nós de fada não aparecem assim, por mágica. Quem tem cabelo cacheado ou crespo, a própria textura do cabelo, favorece o embaraço, por conta das inúmeras curvas e caracóis. Que cá entre nós,  que curvas lindas!!!

Como nossos fios são bem sentimentais ele tanto se enroscam uns nos outros quanto neles próprios. Os nós de fada, portanto, surgem quando um fio de cabelo se enrosca nele mesmo(muito amor por ele mesmo), formando um nó.

Esse pode ser uma coisa comum, especialmente quando se está deixando o cabelo crescer. Algumas pessoas não se incomodam, mas os nozinhos podem se tornar um problema quando aparecem em um número tal que atrapalha o desembaraçar/pentear dos fios. Então, o que fazer com eles?

Você pode deixá-los do jeito que estão. Deixa o bichinho ali quietinho!!!!

Se os nozinhos estão em uma quantidade que não impeça a manipulação adequada do cabelo, então talvez seja melhor deixar do jeito que está. 

Contudo, é importante saber que se você não aplicar as medidas preventivas necessárias, a tendência é que este número aumente, fazendo com que causem ainda mais problemas.Vai por mim, eles se reproduzem de forma rápida!!

Você pode tentar desfazê-los

Parece uma tarefa bem complicada, e realmente pode ser! Se você tiver bastante paciência, haja paciência, pode tentar desfazer os nozinhos com a ponta de uma agulha, novamente haja paciência. 

Contudo, é importante que você saiba:uma vez que o fio forma um nó, ele não voltará a seu estado original, aquela região onde estava o nó ficará marcada, possivelmente ainda mais frágil e propensa a quebra.


nós de fada, cronograma capilar, dicas de beleza, tratamento capilar, cuidados com o cabelo


Você pode cortá-los

Essa é a maneira mais eficiente de se livrar dos nozinhos de fada!!! E á a que eu mais uso, A TESOURA. Cortar regularmente os cabelos manterá suas pontas livres de nós, porém pode atrasar o crescimento dos fios...Se você ainda não tem muitos, pode cortar apenas aqueles fios que estão com os nozinhos de fada, imediatamente acima de onde o nó se localiza. Esse processo é conhecido como "dusting".

Caso resolva cortar, dá uma olhada nessas inspirações de cortes: Dicas de Cortes para Cabelos Crespos e Cacheados

Agora uma notícia triste, não existe uma forma de evitar que os nozinhos se instalem no nosso cabelo. Sua formação acontece devido à natureza do nosso tipo de cabelo, ele se enrosca, se enrola, embaraça, vai pra ali, vai pra cá!!

Os nós em si não são um grande problema(para algumas, já para outras....), mas, é sempre bom saber como prevenir ou minimizar a formação de nós. Vamos ver algumas formas de ajudar nossos cabelos:

* Utilizar penteados protetores

É uma forma de manter a formação dos nozinhos sob controle e diminuir a necessidade de cortar as pontinhas do cabelo. Mas digo uma coisa, se você gosta de usar o cabelo solto, após lavar e  aplicar seu produto e deixá-lo secar naturalmente, sem nenhuma finalização especifica, os nozinhos de fada podem se multiplicar. Mantendo os fios presos com as pontas "escondidas" impede que eles se enrosquem e façam nós em demasia.

* Umectação com óleos vegetais

Outra forma de  evitar que os fios se embaracem com muita facilidade é usando óleos vegetais. Eles deixam os fios mais escorregadios, fazendo com que eles deslizem com mais facilidade entre si, facilitando o desembaraço.

Aqui vale o conhecimento sobre Cronograma Capilar, que será muito útil na hora de fazer a umectação.

* Dividir o cabelo em seções ao pentear ou desembaraçar:

Essa eu faço demais!!! Além de facilitar o manuseio dos fios, dividir o cabelo em mechas impede que aqueles fios que você acabou de desembaraçar se misturem novamente 
com os que ainda estão embolados.

Sempre observe o estado dos seus fios e veja se existem muitos nós de fada. Dependendo da quantidade, se forem poucos, você nem sentirá a presença deles. 

Porém, se você tiver muitos e ficar com pena de cortar cabelos por estar tentando pela milésima vez deixá-los crescer pense que, é melhor o cabelo crescer saudável sem nós do que um cabelão cheio de nós e difícil de cuidar.

Beijos e até a próxima!!

5 comentários:

  1. Olá Beatriz, td bem?
    Menina, eu vivo encontrando esses nós no meu cabelo, sempre fiquei pensando como é possível formar esse nós tão pequeno. Nunca tinha lido nada a respeito, adorei seu post e blog, já estou seguindo vc!

    Beijos
    Fran
    Achei e Rabisquei

    ResponderExcluir
  2. Até hoje não percebi muito no meu, mas acho que deve ser porque eu não costumo mexer no cabelo depois de penteado, mas vou prestar mais atenção.

    Beijos,
    https://juliannesoueu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ás vezes percebo no meu, mais na parte de trás, teve uma vez que os danadinhos só sairam cortando!!!

      Excluir

Seu comentário é sempre bem-vindo!

- Dê sua opinião sobre o assunto, me conte o que achou do post, Me diga o que acha do blog!
- Você pode também fazer criticas construtivas.
- Caso queira, deixe o link do seu blog no final do comentário, e com certeza farei uma visitinha lá.
Volte Sempre!